-------- Links Seguros --------

Redação Nota 1000 no ENEM


COMO FAZER UMA BOA REDAÇÃO NO ENEM?

Domínio da Língua Portuguesa


SEJA OBJETIVO E CLARO!

Pra mandar bem nessa competência da Redação do ENEM , você precisa ter uma coisa em mente: SEJA CLARO!

A objetividade e clareza em um texto é de extrema importância. Vamos pensar na prática: se uma pessoa está conversando com você e fala sobre várias coisas ao redor do tema principal, sem chegar a nenhuma conclusão, não te deixa cansado? Pois então, o mesmo acontece para o leitor que lê um texto bagunçado e sem objetivo.

Desenvolva o tema de forma consistente, prestando atenção para que cada parágrafo esteja de acordo com os anteriores, que tenha coerência do começo ao fim e o principal:
mantenha o foco ! Nada de fugir do tema, ok?

✏NÃO SAIA ESCREVENDO SEM SE PLANEJAR!

Sim, a sua organização também será avaliada na redação do ENEM . Essa competência avaliará se o seu texto

está coeso através da estruturação dos parágrafos, estruturação dos períodos e referenciação.
Organize o texto de forma com que o leitor seja levado a reflexão. Como? Interprete o tema proposto, selecione os melhores argumentos e defenda seu ponto de vista do começo ao fim. Para isso, é importante ter um texto coerente, lógico e sem “idas e vindas”.

Dica simples: termine o parágrafo com a mesma ideia que você começou. Por exemplo, se você começou escrevendo sobre os efeitos da tecnologia nas relações humanas, você precisa terminar o parágrafo escrevendo sobre isso. E cada parágrafo deve ter uma função, que significa introduzir o tema, detalhar a problemática, apresentar caminhos e propor uma solução final. Qualquer coisa diferente disso, pode ser um sinal de que você está se perdendo no texto.

POSICIONE-SE E DEFENDA SEU PONTO DE VISTA!

Isso quer dizer que você precisa mostrar para o corretor do ENEM que tem opinião sobre o tema e sabe se expressar através de um texto. Mais do que certo ou errado , o que vale aqui é o poder de defender seu ponto de vista.

Aqui é importante usar argumentos captados em diversas partes da sua vida : escola, família, cinema, internet, música, filmes. Suas influências serão usadas positivamente! Traga dados, referências históricas, cite autores de livros ou até uma frase deles. Só tenha um cuidado: não copie trechos de textos motivadores, viu? A aceitação disso não é muito boa e o excesso de cópias de outros textos é a causa de 5% das notas zero nas redações.

NÃO DEIXE DE PROPOR ALGO!

A última competência avaliada na Redação do ENEM , que é a mais desafiadora para os candidatos, avalia sua proposta de intervenção na vida social. Aqui, você deve sugeriruma proposta real e concreta e não sugerir nada vago.
Pergunte para você mesmo: O que é possível fazer? A proposta que pretendo fazer é viável ? E aí estruture seu texto pensando nisso. Lembre-se que a proposta precisa respeitar os direitos humanos como: cidadania, liberdade, solidariedade e diversidade cultural.

`Sugestão: deixe sua proposta ou solução para a conclusão do texto.
Nela, serão avaliados os seguintes
critérios:`

1. Presença de proposta x ausência de proposta;
2. Proposta explícita x proposta implícita;
3. Proposta com detalhamento dos meios para sua realização x proposta sem o detalhamento dos meios para sua realização.

Mantenha isso em mente durante todo o tempo e com certeza sua redação do ENEM será um sucesso!

0 comentários:

Postar um comentário

PUBLICIDADE

 

©Desde 2010 Conectado na Rede | by TNB